Mamães, como se prevenir das estrias na gravidez?

Olá mamães, no momento em que descobrimos que estamos esperando um bebê é uma alegria imensa! Mas também surgem tantas preocupações não é mesmo? e uma delas é sobre o nosso corpo, como evitar a famosa estria que se dá devido a pouca elasticidade da pele provocando essas pequenas rupturas das fibras em alguns locais de nosso corpo. É importante salientar que a pele tem uma capacidade muito grande de distensão ( se estica até 10 vezes durante a gestação). Contudo para que suas fibras não se rasguem é necessário que esteja perfeitamente hidratada e nutrida.

Passar diariamente creme e óleos hidratantes, controlar regularmente o peso e fazer refeições frequentes e equilibradas são algumas dicas que podem ajudar a evitar as estria durante a gravidez ou que pelo menos conseguem reduzir a intensidade com que estas aparecem.

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas e consistem em pequenas “linhas” que aparecem na pele de cor rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas. Estas linhas finas que aparecem são na realidade cicatrizes, que se formam quando a pele estira de forma rápida num curto espaço de tempo, devido ao crescimento da barriga e mamas e devido ao crescimento do bebê.

Uma grande maioria das mulheres tem estrias durante a gravidez e para tentar prevenir o seu aparecimento é recomendado que siga as seguintes dicas:

  1. Usar cremes  e óleos hidrantes: Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E, adequados para fornecer uma hidratação profunda à pele durante a gravidez reduzem as chances do aparecimento de estrias, pois aumentam a elasticidade da pele. Uma opção boa opção que pode ser usada é o Óleo Bio-Oil, que é rico em vitamina E e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias como os mamas, glúteos, coxas, abdômen e seios.
  2. Fazer massagens regularmente na barriga e na mama: Fazer massagens regularmente na barriga e nas mamas, também ajuda a evitar as estrias, pois dá uma melhor elasticidade a pele e ajuda e ativar a circulação sanguínea nestas regiões. É importante que estas massagens sejam feitas diariamente, principalmente nas regiões com maior tendencia para o aparecimento de estrias como barriga, mamas e coxas e podem ser feitas quando passa o creme ou óleo no corpo após o banho, por exemplo.
  3. Usar roupa intima apropriada: Usar roupa íntima apropriada que permita segurar bem a barriga e ajude a suportar as mamas também ajuda a reduzir as chances do aparecimento de estrias. Além disso, usar roupas largas e de algodão também é importante, pois ao não apertar facilitam a circulação sanguínea.
  4. Comer alimentos ricos em vitaminas C e E: Os alimentos ricos em vitamina C, como as

    frutas cítricas, são alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate ás estrias.

    Por outro lado, alimentos ricos em vitamina E como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, sevem para proteger as células do organismo, sendo a vitamina E uma vitamina antioxidante com propriedades anti-envelhecimento para a pele.

  5. Controlar o peso durante a gravidez: Controlar o peso durante a gravidez também ajuda a prevenir o aparecimento de estrias e para tal é necessário que a grávida acompanhe regularmente o seu peso e que mantenha uma dieta saudável e equilibrada rica em legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e ovo, evitando os alimentos com excesso de gorduras e açúcares. Durante a gravidez é aceitável que engorde entre 11 e 15 Kg na gestação, porém o peso máximo aceitável vai dependem de grávida.

 

Essas foram algumas dicas que se podem realizar e que irá proteger seu corpo e facilitando assim o desenvolvimento do corpo e sem preocupações. Além disso, beber diariamente bastante água, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele, ajudando também a evitar o aparecimento de estrias, uma vez que a pele desidratada é sempre mais propensa ao seu aparecimento.

Para maiores informações, acesse nossa fonte: https://www.tuasaude.com/5-dicas-para-evitar-as-estrias-na-gravidez/

Fique ligadinhas mamães, sempre terá dicas preciosas para vocês !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *