Como fazer seu bebê dormir melhor a noite? Venha conferir

onseguir seu bebê dormir durante a noite é algo que todos os pais esperam.

Mesmo que os recém-nascidos durmam de 16 a 17 horas por dia, eles não ficam dormindo por mais de duas a quatro horas de cada vez, dia ou noite, durante as primeiras semanas.

No entanto, quando os bebês atingem 6 a 8 semanas de idade, eles começam a dormir por períodos mais curtos durante o dia e períodos mais longos à noite.

Com alguns pequenos ajustes e um pouco de ajuda do seu lado, seu pacote de alegria pode facilmente aprender a dormir durante a noite.

Espere que seu bebê proteste no começo, mas logo ele ou ela se acostumará com a mudança. O sono melhorará para todos.

 

 

Veja as 10 melhores maneiras de fazer seu bebê dormir a noite toda.

1. Reproduzir sons de ruído branco

Se algum som leve como o de um abajur ou o som de fechar a porta acordar seu bebê, então é hora de tocar algum ruído branco.

O ruído branco é um dos mais eficazes, fáceis de implementar e de baixo custo para o sono para bebês. Ajuda as mães a resolverem bebês difíceis em poucos minutos.

É semelhante aos sons que seu bebê ouviu 24 horas por dia no útero. O ruído forte e rítmico familiar ajuda os bebês a dormir mais e até reduz o estresse.

O ruído branco mascara outros sons e isso ajuda o bebê a dormir durante a noite.

O som de um ventilador pode criar um zumbido suave, que funciona muito bem como ruído branco. Há também aplicativos gratuitos para ruído branco, bem como máquinas de ruído branco no mercado.

2. Alimente seu bebê no tempo

Para muitos bebês, a rotina da hora de dormir inclui uma alimentação adequada. Isso garante que o bebê vai para a cama cheia e não acorda devido à fome.

No entanto, você deve tentar alimentar seu bebê pelo menos 30 minutos antes da hora programada de dormir à noite. Se seu bebê começou a consumir alimentos sólidos, mantenha-os leves e saudáveis. Evite qualquer coisa que possa causar gases ou inchaço.

Se seu bebê tiver menos de 6 meses de idade, certifique-se de arrotar seu bebê após a alimentação. Qualquer ar aprisionado no estômago fará com que seu bebê fique desconfortável e pode levar a choro freqüente à noite.

Mantenha a alimentação noturna tranquila e calma, e a alimentação diurna mais social e animada. Isso ajudará seu bebê a aprender a diferença entre dia e noite.

Se o seu pequeno acordar a chorar, espere 10 minutos antes de oferecer o peito ou a mamadeira.

3. Siga um ritual de dormir

Bebês pequenos aprendem com facilidade e seguir um ritual consistente na hora de dormir ajudará seu bebê a dormir mais.

Os bebês gostam de previsibilidade e de uma rotina consistente para a hora de dormir, o que lhes dá o sinal certo de que é hora de dormir. Quando um bebê sabe o que está por vir, é mais provável que ele aceite e se acalme rapidamente.

Mantenha a rotina de dormir simples. Comece com uma massagem leve, depois um banho quente seguido de roupas limpas e uma fralda limpa. Toque música suave e abraços calorosos para ajudar seu bebê a se acalmar. Logo seu bebê associará essas atividades ao sono.

4. Mantenha as luzes apagadas

Assim como você não pode dormir em um quarto bem iluminado, seu bebê também não pode. Luzes brilhantes podem ser muito perturbadoras para o seu bebê.

Mantenha as luzes no quarto do seu bebê de manhã e durante as sonecas diurnas, e não deixe uma luz acesa à noite.

Manter as luzes apagadas ou escurecidas à noite ajudará seu bebê a aprender a diferença entre o dia e a noite. Isso também ajudará a regular o ritmo circadiano do seu bebê, o relógio interno do corpo.

Você também pode usar tons opacos para bloquear a luz externa.

Mesmo se você precisar lidar com uma fralda suja à noite, faça isso com as luzes esmaecidas e com o mínimo de conversas e interações possíveis.

5. Regule a temperatura ambiente

Você desfruta de um bom sono em uma sala que está muito quente ou muito fria? Você não pode esperar nada diferente do seu bebê.

Tente criar a temperatura agradável no quarto para ajudar seu bebê a dormir profundamente.

Não cometa o erro de colocar o seu bebê quente em uma cama fria. Os bebês não gostam da mudança instantânea de temperatura e podem irritá-los.

Como mãe, é sua responsabilidade garantir que o quarto onde seu bebê está dormindo nunca fique muito quente ou muito frio.

 

6. Coloque seu bebê para baixo sonolento, mas acordado

Muitos pais cometem o erro de balançar ou amamentar seus bebês para dormir e, em seguida, discretamente escondendo-os em seus berços. Isso faz com que os bebês acordem frequentemente à noite, já que eles não têm ideia de como voltar a dormir por conta própria.

Se você quiser que seu bebê durma a noite toda, coloque o bebê na cama ou no berço quando ele estiver sonolento. Isso pode soar bobo, mas ajuda os bebês a aprenderem a habilidade de adormecer sozinhos.

Sonolento mas acordado, o bebê está calmo, relaxado e freqüentemente fecha os olhos. Quando você deita o bebê para baixo, os olhos podem flutuar por alguns segundos e logo ele ou ela adormecerá em paz.

Esse truque é muito útil, mas pode levar uma semana para o bebê aprender.

Sempre coloque seu bebê para dormir de costas, e limpe o berço ou berço de cobertores e outros itens macios.

7. Mantenha um equilíbrio adequado de atividades e cochilos diurnos

É importante incentivar mais atividade durante o dia. Quando seu bebê está acordado, você pode conversar, cantar e brincar com ele. Esta estimulação durante o dia promoverá melhor sono à noite.

No entanto, você deve se certificar de que seu bebê não está cansado durante a noite. Isso pode tornar mais difícil para o seu bebê se acomodar facilmente à noite.

A rotina diurna de um bebê é incompleta sem alguns cochilos curtos. Cochilos diurnos regulares garantirão que seu bebê não esteja cansado demais.

Dois a três cochilos diurnos curtos de 20 a 30 minutos são ideais. O último cochilo não deve estar muito perto da hora de dormir programada do seu bebê.

Exceto para recém-nascidos, a sesta da criança não deve ultrapassar mais de três horas no total por um dia.

8. Considere a partilha de quartos em vez de compartilhar a cama

Evite compartilhar a cama com um bebê, pois isso não o ajudará a aprender a arte de dormir por conta própria.

O compartilhamento de cama pode tornar mais difícil para os bebês dormirem sozinhos. Pode até aumentar o risco do seu bebê de síndrome da morte súbita infantil (SIDS). As mães devem evitar amamentar seus bebês enquanto estão deitados na cama.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda o compartilhamento de quartos sem compartilhamento de cama, que se refere a um arranjo de dormir onde o bebê dorme no mesmo quarto com os pais, mas em superfícies separadas.

Para garantir a segurança do seu bebê, você pode colocar o berço ou berço no seu quarto. Desta forma, seu bebê estará perto de você e, ao mesmo tempo, alguma distância será mantida. De acordo com a AAP, o compartilhamento de salas pode realmente ajudar a reduzir o risco de SIDS.

Você pode até considerar colocar uma tela entre sua cama e o berço ou berço do bebê para garantir um conforto controlado.

Ter acesso direto e constante a um bebê adormecido também pode ajudar os pais a dormir melhor.

9. Considere uma chupeta

Em vez de amamentar e balançar seu bebê para dormir, considere usar uma chupeta. O movimento periódico da boca do bebê ao usar uma chupeta ajuda o bebê a se acomodar rapidamente.

Além disso, o uso de chupeta durante o sono ajuda a reduzir o risco de SIDS. Um estudo de 2012 publicado na revista Pediatrics in Review dá muitas dicas sobre redução de risco de SIDS e usar uma chupeta é uma delas.

Certifique-se de oferecer uma chupeta para o seu bebê até que ele tenha de 3 a 4 semanas de idade e você tenha se estabelecido em uma rotina de enfermagem eficaz.

Enquanto dorme, se a chupeta cair da boca do seu bebê e ele não estiver chorando, não há necessidade de colocá-la de volta. O bebê vai gradualmente aprender a dormir sem chupeta.

Ao usar uma chupeta, os pais precisam lavá-la e esterilizá-la diariamente para evitar o acúmulo de germes nela. Além disso, é uma boa ideia substituir as chupetas regularmente.

10. Prefira o mesmo tempo de dormir

Especialmente quando se trata de fazer seu bebê dormir a noite toda, os pais devem optar pela mesma hora de dormir. Qualquer mudança na rotina de dormir do bebê pode deixar o bebê irritado e nervoso.

Manter a mesma hora de dormir ajuda a desenvolver o relógio interno do bebê, que regula os ciclos hormonais diurnos e noturnos.

Não cometa o erro de empurrar o bebê na hora de dormir, esperando que ele ou ela durma um pouco mais na manhã seguinte. Além disso, pode deixar seu bebê cansado, o que tornará ainda mais difícil para o bebê se acalmar.

Uma hora marcada para dormir e a mesma rotina ajuda seu bebê a prever que é hora de dormir. O bebê começará automaticamente a mostrar “sinais de sono” sob a forma de esfregar os olhos, bocejando e desacelerando.

Dicas Adicionais

  • Cada bebê é diferente, então o que funciona para o seu bebê pode não funcionar para outro bebê.
  • Pode levar de 3 a 14 dias para mudar os padrões de sono de um bebê.
  • Se o seu bebê acordar à noite, espere alguns minutos antes de entrar no quarto. Muitos bebês se queixam e reclamam um pouco e logo voltam a dormir sozinhos.
  • Você deve aprender a respeitar as preferências do seu bebê e, consequentemente, fazer ajustes nas rotinas e horários.
  • Mantenha o ambiente de sono do seu bebê livre de colchas, edredons, travesseiros e outros itens macios, como brinquedos.
  • Não coloque bebês em colchões de água, colchões de ar, travesseiros, materiais macios ou roupas de cama soltas, mesmo que temporariamente.
  • Lembre-se sempre de que qualquer tipo de cama improvisada não é segura para o seu bebê.
  • Verifique se o seu bebê dorme em um ambiente livre de fumo.
  • Evite cobrir a cabeça do seu bebê ou superaquecer enquanto dorme.

 

Aproveite essas dicas, compartilhe com outras mamães e outras famílias que tem um nenê novo, e conte para nós como foi essa experiência!

Para mais informações acesse nossa fonte: https://coisasdobebe.000webhostapp.com/10-dicas-de-como-fazer-seu-bebe-dormir-a-noite-toda/

 

Até a próxima! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *